terça-feira, 7 de julho de 2009

Revelando São Paulo 2009 (Vale do Paraiba)

É com muito prazer que venho convida-lá(o) para prestigiar meus trabalhos que estarei expondo na 8ª Edição do Revelando São Paulo.

Revelando São Paulo
começa nesta quarta

Mais uma vez, o Parque da Cidade, em São José dos Campos, será palco da maior festa da cultura tradicional paulista: o VIII Revelando São Paulo - Vale do Paraíba, que acontece entre os dias 8 e 12 de julho.

Cerca de 70 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Cone Leste Paulista se encontram para celebrar as suas raízes, num espaço que oferece 48 estandes de culinária, 60 de artesanato e cerca de 80 apresentações com grupos musicais, de dança e manifestações da cultura popular. Entre as apresentações, estão as cavalgadas, cavalhadas, encontro de carros de bois, orquestras de violas caipira, sanfoneiros, grupos de catira, folias de reis, jongo, moçambique, entre outros.

A culinária que compõe a mesa paulista tradicional, contará com diversas iguarias como: galinhada, café caipira, arroz carreteiro, feijão tropeiro, vaca atolada e leitoa a pururuca, além de diversos doces, salgados e bebidas. O artesanato regional também fará parte do evento e será representado pelas bonecas de pano, crochê, tricô, artefatos de barro e madeira, utensílios em palha de milho e taboa, fuxico, bordado, balaios de taquara e o famoso artesanato de barro, feito pelas figureiras. O evento contará também com o Festival da Amizade, a Noite dos Tambores, a Cerimônia da Paz e, como acontece todos os anos, com a chegada solene da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional.

Neste ano, a novidade será o “1º Encontro dos Amigos do Zé Mira”, que além de muita cantoria, prestará uma homenagem ao tropeiro e violeiro que foi um dos maiores representantes da cultura popular da região. Além disso, durante o evento, será realizada a Festa da Bondade, um espaço dedicado às entidades sociais sem fins lucrativos, cadastradas para comercializar seus produtos.

O Revelando São Paulo - Vale do Paraíba é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São José dos Campos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Abaçai Organização Social de Cultura, que têm o objetivo de realizar o encontro do mundo rural com a realidade urbana, revelando a existência da cultura popular, expressada nas mais diversas manifestações do povo que cultiva suas raízes. A entrada é franca.

Serviço: Parque da Cidade - Av. Olivo Gomes, 100 – Santana – São José dos Campos. Informações (12) 3924-7315.

Clique aqui para conferir a programação de palco e aqui para conferir os estandes de cada cidade.

Fonte: http://fccr.org.br/destaques/090626_revelando.htm


Um comentário: